um resumo sobre o autismo

Este artigo você lerá um resumo sobre o Autismo, sintomas, diagnóstico e tratamento do autismo.

O que é o autismo?

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno mental de desenvolvimento que causa problemas no comportamento, linguagem, comunicação e interação social.

Sintomas de autismo em crianças

Em crianças os sintomas de autismo podem ser :

– Dificuldade em identificar emoções e sentimentos;

– Dificuldades no convívio social e em compreender o que é falado de forma não explícita;

– Sensibilidade sensorial e repetições nos movimentos ou falas;

– Sensação de ansiedade e depressão por se perceber diferente;

– Agitação nas mãos e estalar de dedos, além da fixação por um determinado tema,  são alguns sintomas típicos do autismo em crianças e adolescentes.

Sintomas de autismo em adultos

Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade do transtorno, entretanto alguns sinais podem ajudar a reconhecer o autismo em adultos, por exemplo:

Dificuldade de interpretar linguagem não verbal, como expressões faciais (um olhar, um gesto);

Inaptidão em compreender ironias, mensagens com duplo sentido ou metáforas.  Passando a impressão de ser uma pessoa ingênua.

Dificuldade para demonstrar ou receber afeto ou compreender o sentimento dos outros;

Desempenho acima da média em determinadas atividades;

Possuem interesses restritos e repetitivos (hiper-foco), o que os torna inteiramente talentosos em áreas que apresentam afinidade;

Sensibilidade a barulhos, ambientes agitados ou com iluminação exagerada;

Devemos levar em consideração que cada pessoa do espectro possui seu conjunto particular de manifestações.

Diagnóstico

Como o autismo é diagnosticado?

Quanto antes for realizado o diagnóstico, mais cedo o transtorno será acompanhado por médicos e psicólogos, e pessoa poderá, com o tempo, amenizar os sintomas e desenvolver as suas habilidades sociais.

O diagnóstico de autismo, mesmo que tardio, é fundamental para o autoconhecimento e o progresso da independência no espectro autista.

Tratamento

Existe algum tratamento para o autismo?. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, uma condição permanente que não tem cura, mas tem tratamento.

O tratamento do autismo, apesar de não curar, consegue melhorar a concentração, a comunicação e diminuir movimentos repetitivos, trazendo melhoras consideráveis  junto com qualidade de vida para o autista e sua família.

O processo de tratamento deve contar com uma equipe composta por médico, fisioterapeuta, psicoterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional que indicam terapias próprias para cada paciente.

 

Nossa empresa, Medical Técnica é especialista em avaliação e reabilitação de problemas de memória e concentração em crianças e adultos. Nossos sistemas avançados de avaliações neuropsicológicas computadorizadas são usados para detectar deficiências cognitivas como TDAH, Autismo, Alzheimer, Dislexia e Discalculia . Também oferecemos programas de treinamento, reabilitação e estimulação para queixas de memória.

Entre em contato conosco para agendar uma pré-consulta (15 min) com um de nossos neuropsicólogos.