Um resumo da Avaliação Neuropsicológica

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 197

Avaliação Neuropsicológica (29 fev 2020)

O nosso cérebro é responsável por uma grande gama de funções cognitivas. E nem sempre elas estão acontecendo de forma correta. E para identificar esse tipo de disfunção, é necessário fazer uma Avaliação Neuropsicológica.

Mas o que é essa avaliação? Para quem é indicado? Veja esse post até o final e saiba as respostas para essas indagações e tudo mais sobre a avaliação neuropsicológica. Confira!!!

O que é avaliação neuropsicológica?

AAvaliação Neuropsicológicaé um teste multidisciplinar que tem como objetivo avaliar os processos cognitivos do cérebro humano. Ela pode ser usada para várias finalidades, desde identificar algum tipo de distúrbio cognitivo específico, domo dislexia, até para avaliar o cérebro de maneira geral.

Para que serve?

Uma das principais vantagens da Avaliação Neuropsicológicaé identificar a existência ou não de distúrbios neurológicos. Entre as principais disfunções que esse teste pode identificar estão:

  • Doenças degenerativas como Alzheimer;
  • Dificuldades de concentração e foco;
  • Transtornos de aprendizagem de modo geral;
  • Déficits de raciocínio entre outros distúrbios.

Uma das principais utilidades da Avaliação Neuropsicológicaé identificar possíveis deficiências cognitivas que possam influenciar tanto nos relacionamentos interpessoais como na aprendizagem de uma maneira geral.

Por que fazer a avaliação neuropsicológica?

AAvaliação Neuropsicológicaé importante no sentido de trazer uma gama completa de informações sobre as condições neurológicas do paciente. Por se tratar de um teste multidisciplinar, ele consegue avaliar de forma detalhada todas as funções do cérebro, bem como as possíveis raízes do problema em questão.

Com base em todas essas informações o médico que acompanha o caso consegue ter dados mais detalhados e precisos que serão fundamentais para a indicação de um ou mais tratamentos para o paciente. E consequentemente isso também irá interferir na recuperação do paciente.

Como funciona a avaliação neuropsicológica?

AAvaliação Neuropsicológicapode ser aplicada de diferentes maneiras, uma vez que se trata de um teste multidisciplinar.

Mas de modo geral ela se inicia com uma anamnese. O profissional fará uma série de perguntas para saber mais sobre o histórico do paciente. Esses questionamentos serão feitos tanto ao paciente como para familiares e outros profissionais que já tenham atendido o caso.

Em seguida são aplicados vários testes e técnicas que têm como objetivo avaliar as condições neuropsicológicas e funções executivas do paciente.

Com isso é possível obter uma série de informações quantitativas e qualitativas sobre o estado neuropsicológico do paciente. Todos esses dados são organizados em um relatório que será utilizado pelo médico para identificar a origem do problema, bem como indicar os melhores tratamentos.

Importante ressaltar que existem vários tipos de Avaliação Neuropsicológica, como de funções visuo-espaciais, funções executivas, testes normatizados entre outros.

Para quem esse exame é indicado?

AAvaliação Neuropsicológicanormalmente é feita em crianças e adolescentes que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizado ou socialização. Ela é normalmente indicada quando possuem alguma alteração no comportamento considerado normal para a fase.

Já na fase adulta, esse teste também pode ser indicado quando há algum tipo de alteração em comportamentos do dia a dia, como esquecimentos constantes ou falta de atenção.

Agora que você sabe mais sobre a Avaliação Neuropsicológica, não deixe de procurar uma clínica especializada no assunto caso identifique qualquer sintoma que possa indicar alterações nas funções neurológicas.

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.