Transtornos mentais comuns na terceira idade

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 205

Transtornos mentais comuns na terceira idade (23 abril 2020)

Você sabia que existem vários transtornos mentais comuns na terceira idade?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 10 pessoas no mundo sofrem de algum distúrbio mental. E desse percentual boa parte é composta por pessoas idosas.

Isso acontece porque nossas reservas funcionais tendem a diminuir com o passar do tempo e, por consequência, acabam favorecendo o surgimento desses transtornos.

Porém, existem formas de identificar precocemente ou menos de amenizar os efeitos desses distúrbios no dia a dia das pessoas. Entender quais são os distúrbios mais comuns nessa fase para buscar o auxílio necessário é um deles.

Por isso, nesse post trouxemos alguns dos principais transtornos mentais que são comuns na terceira idade para você conhecer. Confira!

Principais transtornos mentais na terceira idade

Existem vários transtornos que acabam surgindo nessa fase da vida. Mas entre os mais comuns estão:

Depressão

É uma condição onde a pessoa se sente triste, desanimada e desmotivada com a vida de modo geral. Esse tipo de distúrbio afeta vários aspectos da vida da pessoa, desde a questão familiar até o seu convívio social.

Bipolaridade

A bipolaridade, também conhecida como doença maníaco-depressiva, é um distúrbio mental caracterizado pelas é mudanças incomuns no humor. Além disso, ela também interfere diretamente nos níveis de atividade e até mesmo no comportamento do paciente.

O indivíduo pode alterar entre episódios de euforia (mania) onde se sente extremamente motivado, com episódios de depressão onde se sente totalmente descontente com a vida. Além disso, a pessoa também pode passar por “períodos” de normalidade.

Demência

A demência é um distúrbio mental considerado grave, que afeta principalmente idosos e é causada por uma série de lesões no cérebro que comprometem funções intelectuais como a memória, a consciência, a aprendizagem, dentre outras.

Como prevenir transtornos mentais comuns na terceira idade

A prevenção de transtornos mentais comuns na terceira idade exige uma série de cuidados, tais como:

·     Exercícios mentais

O cérebro, assim como os músculos do corpo, precisa ser constantemente exercitado para garantir o seu bom funcionamento. Por isso, é importante que a pessoa na terceira idade pratique atividades que estimulem suas funções cognitivas, como, por exemplo, jogos de palavras-cruzadas.

·     Mantenha um estilo de vida saudável

O estilo de vida também ajuda diretamente na prevenção e no combate de doenças mentais. Desde ter uma qualidade de sono elevada, até se alimentar corretamente.

Por conta disso é importante manter hábitos saudáveis que contribuam com a saúde mental, e também com a saúde do corpo como um todo. Adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, estimular a interação social respeitando o espaço do idoso e desenvolver atividades que estimulem suas funções cognitivas são alguns deles.

  • Faça uma avaliação neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é um conjunto de testes e avaliações que visam mapear as funções mentais. Por meio desse tipo de avaliação, é possível identificar sinais de disfunções neurológicas ainda no início, o que impede o agravamento do transtorno mental.

Além disso, a avaliação neuropsicológica também ajuda no direcionamento da equipe médica sobre a melhor abordagem terapêutica a ser adotada em cada caso.

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.