Perda de Memória


Sobre Perda de memória

 

Todo mundo esquece as coisas de vez em quando. Não conseguir se lembrar onde colocou as chaves do carro ou esquecer o nome de alguém é perfeitamente normal e acontece com todos nós. No entanto, se você está preocupado que sua memória, ou a de alguém que você conhece, está piorando ou começando a afetar seu dia-a-dia, é imprescindível falar com o seu médico de confiança.

Nós oferecemos testes computadorizados desenvolvidos para avaliar sua memoria e habilidades cerebrais.  Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos testes neuropsicológicos computadorizados e também nossos programas de reabilitação.

Causas da perda de memória?

Aqui estão algumas das coisas mais comuns que podem causar perda de memória:

1-Perda de memória por causo de medicamentos:

Alguns medicamentos pode interferir ou causar perda de memória. Possíveis culpados incluem: antidepressivos, anti-histamínicos, medicamentos anti-ansiedade, relaxantes musculares, tranqüilizantes, pílulas para dormir e analgésicos administrados após a cirurgia.

2-Perda de memória por causo do Álcool, tabaco ou uso de drogas:

O consumo excessivo de álcool é reconhecido há muito tempo como causa de perda de memória.

Fumar prejudica a memória reduzindo a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro. Estudos mostraram que as pessoas que fumam têm mais dificuldade em colocar rostos com nomes do que os não fumantes. As drogas ilícitas podem mudar substâncias químicas no cérebro que podem dificultar a recordação de memórias.

3- Perda de memória por causo de privação de sono:

Tanto a quantidade quanto a qualidade do sono são importantes para a memória. Adormecer muito pouco ou acordar à noite pode levar à fadiga, o que interfere na capacidade de consolidar e recuperar informações. Leis mais sobre nosso reabilitação insônia

4-Perda de memória por causo de Depressão e estresse:

Estar deprimido pode dificultar a atenção e o foco, o que pode afetar a memória. Estresse e ansiedade também podem atrapalhar a concentração. Quando você está tenso e sua mente está superestimulada ou distraída, sua capacidade de lembrar pode sofrer. Estresse causado por um trauma emocional também pode levar à perda de memória. Leis mais sobre nosso teste Depressão

5-Perda de memória por causo de Deficiência nutricional:

Boa nutrição – incluindo proteínas e gorduras de alta qualidade – é importante para o bom funcionamento do cérebro. Deficiências em vitamina B1 e B12 especificamente podem afetar a memória.

6-Perda de memória por causo de impacto na cabeça:

Um golpe severo na cabeça – por exemplo de uma queda ou acidente automobilístico- pode ferir o cérebro e causar perda de memória a curto e longo prazo. A memória pode melhorar gradualmente com o tempo.

7-Perda de memória por causo de Acidente Vascular Cerebral (AVC):

Um derrame ocorre quando o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido devido ao bloqueio de um vaso sanguíneo no cérebro ou ao vazamento de um vaso no cérebro. Os derrames geralmente causam perda de memória a curto prazo. Uma pessoa que sofreu um derrame pode ter lembranças vívidas de eventos da infância, mas não conseguir lembrar o que comeu no almoço. Leis mais sobre Reabilitação Derrame Cerebral

8-Perda de memória por causo de Demência:

Demência é o nome da perda progressiva de memória e outros aspectos do pensamento que são suficientemente severos para interferir na capacidade de funcionar nas atividades diárias. Embora existam muitas causas de demência – incluindo doenças dos vasos sanguíneos, abuso de drogas ou álcool, ou outras causas de danos ao cérebro – o mais comum e familiar é a doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer é caracterizada por uma perda progressiva de células cerebrais e outras irregularidades do cérebro. (Leis mais sobre nosso teste Alzheimer)

9-Outras causas:

Outras possíveis causas de perda de memória incluem uma glândula tireóide hipoativa ou hiperativa e infecções como HIV, tuberculose e sífilis que afetam o cérebro.

 

Tratamento de perda de memória

O tratamento para perda de memória depende da causa. Em muitos casos, pode ser reversível com o tratamento. Por exemplo, a perda de memória de medicamentos pode se resolver com uma mudança na medicação. Suplementos nutricionais podem ser úteis contra a perda de memória causada por uma deficiência nutricional. E tratar a depressão pode ser útil para a memória quando a depressão é um fator. Em alguns casos – como no caso de um derrame -, a terapia pode ajudar as pessoas a lembrarem-se de como executar determinadas tarefas, como andar ou amarrar os sapatos. Em outros, a memória pode melhorar com o tempo.

Os tratamentos também podem ser específicos para condições relacionadas à perda de memória. Por exemplo, drogas estão disponíveis para tratar problemas de memória relacionados à doença de Alzheimer, e drogas para ajudar a baixar a pressão arterial podem ajudar a reduzir o risco de mais danos cerebrais por demência relacionada à pressão alta.

 

Você está preocupado?

Obter um diagnóstico rápido, além dos cuidados adequados, é importante.

Se você está preocupado que sua memória, ou a de alguém que você conhece, está piorando ou começando a afetar seu dia-a-dia, é imprescindível falar com o seu médico de confiança ou entre em contato conosco.

Oferecemos testes de memória, avançados, precisos e totalmente computadorizados.

Entre em contato, explique seus sintomas e nós lhe ofereceremos nosso feedback.

 

Se voce tem mais que 50 anos, procure ajuda se você:

  • Tem dificuldade para se lembrar de fatos recentes, mesmo que sua memória do passado esteja boa;
  • Acha que é difícil acompanhar conversas ou programas de televisão;
  • Começar a repetir para você mesmo(a) o que tem que fazer com maior frequência ou se perder em sua linha de pensamento;
  • Tem dificuldade em fazer tarefas rotineiras (por exemplo, manejar suas finanças, seguir uma receita ou fazer compras de supermercado);
  • Observar que as outras pessoas estão comentando sobre o seu esquecimento;