Sintomas e sinais de TDAH em Adultos

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 145

Sintomas e sinais de TDAH em Adultos (25 abril 2019)

Sintomas de TDAH em adultos

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) afeta cerca de 5% das crianças, e cerca de metade delas levará esses sintomas para a idade adulta, diz a Associação Americana de Psiquiatria. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam que os números são ainda maiores em amostras comunitárias menores. Além disso, muitos adultos com TDAH nunca foram diagnosticados.

O TDAH não tratado pode causar inúmeros problemas mentais e físicos que podem sobrecarregar os relacionamentos e causar dificuldades em muitos aspectos da vida cotidiana. É importante reconhecer os sinais de TDAH em adultos para que você possa receber o tratamento adequado. Leia mais para aprender sobre os sintomas de TDAH em adultos.

1. Falta de foco

Possivelmente, o sinal mais revelador do TDAH, “falta de foco” vai além do problema de prestar atenção. Significa estar facilmente distraído, achando difícil ouvir os outros em uma conversa, ignorando detalhes e não concluindo tarefas ou projetos. O outro lado disso é o “hiperfoco” (veja abaixo).

2- Hyperfocus

Embora as pessoas com TDAH sejam facilmente distraídas, elas também podem ter algo chamado “hiperfoco” (Hyper foco). Uma pessoa com TDAH pode ficar tão absorta em algo que pode se tornar inconsciente de qualquer outra coisa ao seu redor. Esse tipo de foco torna mais fácil perder a noção do tempo e ignorar as pessoas ao seu redor. Isso pode levar a mal-entendidos de relacionamento.

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 144

3- Desorganização

A vida pode parecer caótica para todos, às vezes, mas alguém com TDAH normalmente tem uma experiência de vida mais agitada em uma base regular. Isso pode dificultar manter tudo no lugar certo. Um adulto com TDAH pode lutar com essas habilidades organizacionais. Isso pode incluir problemas para controlar as tarefas e problemas para priorizá-las de maneira lógica.

4- Problemas de gerenciamento de tempo

Esta questão anda de mãos dadas com a desorganização. Adultos com TDAH muitas vezes têm dificuldade em usar seu tempo de forma eficaz. Eles podem procrastinar tarefas importantes, aparecer atrasados para eventos importantes ou ignorar tarefas que considerem chatas. Eles podem ter dificuldade em se concentrar no futuro ou no passado – o “agora” é frequentemente mais importante para eles.

5- Esquecimento

É normal esquecer as coisas ocasionalmente, mas para alguém com TDAH, o esquecimento é uma parte da vida cotidiana. Isso pode incluir esquecer rotineiramente de onde você colocou algo ou quais datas importantes você precisa manter.

Às vezes, o esquecimento pode ser chato, mas sem importância; outras vezes, pode ser sério. O ponto principal é que o esquecimento (TDAH em adultos) pode ser prejudicial para carreiras e relacionamentos, porque pode ser confundido com descuido ou falta de inteligência.

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 146

6. Impulsividade

Impulsividade em alguém com TDAH pode se manifestar de várias maneiras:

  • “interrompendo os outros durante a conversa
  • “ser socialmente inadequado
  • “correndo através de tarefas
  • “agindo sem muita consideração às conseqüências

Os hábitos de compra de uma pessoa são frequentemente uma boa indicação do TDAH. Compra de impulso, especialmente em itens que a pessoa não pode pagar, é um sintoma comum do TDAH em adultos.

7. Problemas emocionais

A vida com TDAH pode parecer caótica, como se suas emoções estivessem constantemente mudando. Você pode facilmente ficar chateado e procurr de emoçoes.  Pequenas frustrações podem parecer intoleráveis ou trazer depressão e alterações de humor.

Problemas emocionais não tratados podem adicionar complicações às relações pessoais e profissionais.

8. Má auto confiança

Adultos com TDAH são frequentemente hipercríticos sobre seus mesmos, o que pode levar a uma auto confiança ruim. Isso se deve em parte à sua incapacidade de se concentrar, bem como a outros sintomas que podem causar problemas na escola, no trabalho ou nos relacionamentos.

Adultos com TDAH podem ver essas dificuldades como falhas pessoais ou insucesso, o que pode levá-los a ver-se em uma luz negativa.

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 142

9. Falta de motivação

Enquanto você pode estar aberto a fazer tudo de uma só vez, você também pode se sentir desmotivado. Este é um problema comumente visto em crianças com TDAH, que muitas vezes não conseguem se concentrar nos trabalhos escolares. Também pode acontecer com adultos.

Juntamente com a procrastinação e as fracas habilidades organizacionais, esse problema pode dificultar que um adulto com TDAH conclua um projeto porque não consegue se concentrar por longos períodos de tempo.

10. Inquietude e ansiedade

Como adulto com TDAH, você pode sentir que “seu motor não vai desligar”. Seu desejo de continuar se movendo e fazer as coisas pode levar à frustração quando você não pode fazer algo imediatamente. Isso leva à inquietação, o que pode levar à frustração e ansiedade.

A ansiedade é um sintoma muito comum do TDAH em adultos, já que a mente tende a repetir eventos preocupantes repetidamente.

Tal como acontece com as crianças, os sinais físicos de inquietação e ansiedade em adultos podem incluir inquietação. Eles podem se movimentar com frequência – batendo com as mãos ou os pés, mudando de posição ou sendo incapazes de ficar parados.

11. Fadiga

Embora isso possa parecer surpreendente, dado que a inquietação também é um sintoma, a fadiga é um problema para muitos adultos com TDAH. Poderia haver varias razões para isso. Pode ser devido a hiperatividade ou problemas de sono que podem vir com TDAH. Ou pode ser devido ao esforço constante de concentração exigido por adultos com TDAH. Ou pode ser um efeito colateral dos medicamentos para o TDAH.

Seja qual for a causa, a fadiga pode dificultar ainda mais as dificuldades de atenção.

12. Problemas de saúde

Impulsividade, falta de motivação, problemas emocionais e desorganização podem resultar em uma pessoa com TDAH a negligenciar sua saúde. Isso pode ser visto através da compulsão alimentar deficiente, negligenciando o exercício ou abandonando a medicação importante. Ansiedade e estresse também têm impactos negativos na saúde.

Sem bons hábitos de saúde, os efeitos negativos do TDAH podem piorar outros sintomas.

13. TDAH em adultos e problemas de relacionamento

Um adulto com TDAH geralmente tem problemas nos relacionamentos, sejam eles profissionais, românticos ou platônicos. As característica de falar sobre as pessoas em conversas, desatenção e estarem facilmente entediados podem estar exaurindo os relacionamentos, já que uma pessoa pode parecer insensível, irresponsável ou indiferente.

14. Uso indevido de substâncias

Esse problema pode não afetar todos os adultos com TDAH, mas os adultos com essa condição são mais propensos do que outros a ter problemas com o uso indevido de substâncias. Isso pode envolver o uso de álcool, tabaco ou outras drogas.

A pesquisa não está clara sobre o vínculo entre o abuso de substâncias e o TDAH. No entanto, uma teoria é que as pessoas com TDAH usam substâncias para se automedicar. Eles podem abusar dessas substâncias na esperança de melhorar o foco ou o sono, ou para aliviar a ansiedade.

15- Outros sintomas

Outros traços comuns entre adultos com TDAH incluem:

– mudar empregadores com frequência

– ter poucas conquistas pessoais/ ou no trabalho

– padrões repetidos de problemas de relacionamento, incluindo divórcio

Qual é o próximo?

Adultos com TDAH podem encontrar soluções para superar as dificuldades de sua condição. Organizar-se, manter os planos e terminar o que começou pode começar com a terapia cognitivo-comportamental ou pelo encontro com um organizador profissional, se o TDAH for leve.

Também é importante aprender a controlar o estresse, comer direito e dormir o suficiente regularmente para que seu corpo esteja melhor equipado para lidar com os desafios. Medicação também pode ser útil.

Entre em contato para saber mais sobre nossas baterias de testes e programas de reabilitações.