O que é Dislexia, sintomas e como cuidar

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 195

Dislexia – O que é, sintomas e como cuidar saiba tudo aqui!

A dislexia é um transtorno que acomete cerca de 17% da população mundial. E apesar de ser um distúrbio bastante discutido em estudos e pesquisas, muitas pessoas e até profissionais de saúde ainda desconhecem o problema.

Por isso, nesse post vamos explicar tudo o que precisa saber sobre a Dislexia. Desde o que é esse transtorno, até como identificar o problema e o que fazer para trata-lo corretamente.

Confira!

O que é Dislexia?

A dislexiaé um distúrbio de aprendizado, que se caracteriza pela dificuldade em ler e/ou escrever algo. Esse transtorno pode ser identificado em diferentes fases, mas é comum que isso aconteça ainda durante a infância, uma vez que interfere diretamente no desenvolvimento da criança.

Além disso, é importante ressaltar que a dislexianão é uma doença, mas uma característica genética que se configura entre a decima sexta e vigésima quarta semana de gestação.

Sintomas

A dislexiapode apresentar diferentes sintomas e em vários graus. Mas, no geral, os sintomas mais comuns da Dislexia são:

  • Dificuldade de se concentrar;
  • Palavras escritas de maneira estranha;
  • Dificuldade e/ou lentidão de aprendizado;
  • Troca de letras.

Como identificar se uma pessoa tem dislexia?

O diagnóstico precoce é indispensável no tratamento da dislexia. Quanto antes esse distúrbio for identificado, mais fácil será para definir as ações que podem ser tomadas visando o tratamento do quadro.

E para identificar esse problema de maneira precoce, uma das abordagens utilizada atualmente é a avaliação neuropsicológica.

O objetivo dessa avaliação contribuir para um diagnóstico diferenciado, de modo que seja possível identificar se o paciente realmente possui o distúrbio ou não, qual o nível de funcionamento em relação ao nível ocupacional; e verificar disfunções ainda em estágios iniciais.

Assim é possível verificar se funções como foco, atenção, memória, linguagem entre outras estão sendo afetadas e o grau de comprometimento. Importante ressaltar que esse tipo de avaliação deve ser feito em um local adequado e por profissionais plenamente capacitados.

Uma vez que a avaliação neuropsicológica é feita, o profissional pode determinar os tratamentos mais adequados.

Tratamento

A dislexiaé tratada de maneira multidisciplinar. Ou seja, com várias abordagens trabalhando de forma conjunta.

Esse tratamento visa justamente que o paciente consiga superar as dificuldades apresentadas e assim desenvolva habilidades básicas como escrita e leitura de maneira eficiente. Para isso, é feito um programa de reabilitação.

No caso de pacientes que são diagnósticos com dislexiaainda na infância, o tratamento precisa ser feito em conjunto com a família e escola. Isso porque, os familiares precisam ajustar os hábitos, bem como a escola precisa adequar os métodos de ensino.

Importante ressaltar que a dislexia, por não ser considerada uma doença, não tem uma cura. Contudo, através dos métodos multidisciplinares os sintomas podem diminuir, possibilitando que o paciente tenha uma vida normal.

Entre os tratamentos mais comuns de dislexiaestão:

·      Método multissensorial

É geralmente indicado para pacientes mais velhos, geralmente crianças que estão com um histórico de dificuldades na escola.

·      Método fônico

Esse é um método voltado para pacientes mais novos, e que pode ser utilizado logo na fase de alfabetização, evitando assim maiores problemas posteriormente.

Conclusão

A avaliação neuropsicológica é indispensável para identificação da dislexia, principalmente em estágios iniciais. Por isso, a qualquer sinal do distúrbio, o ideal é procurar um local especializado que faça esse tipo de exame.

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.