O que é Discalculia sintomas e como identificar

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 196

O que é Discalculia: Conheça seus sintomas e como identificar

Você sabe o que é Discalculia? Já ouviu falar nesse termo antes? Esse distúrbio afeta entre 3% e 6% da população mundial.

E apesar de comprometer a aprendizagem, ela também prejudica outros aspectos da vida do paciente, como a autoestima.

Esse transtorno neurológico pode ocorrer tanto em crianças quanto em adolescentes e até mesmo adultos. E se não identificada a tempo, pode gerar vários problemas tanto na vida acadêmica, quanto em outras fases da vida.

O que é Discalculia?

Discalculiaé um distúrbio neurológico onde o paciente tem dificuldades de avaliar, pensar, refletir ou raciocinar qualquer atividade ligada a operações matemáticas. Essa desordem neurológica pode se manifestar de diferentes formas.

Em alguns casos, por exemplo, o paciente não compreende qualquer símbolo, conceito ou número matemático apresentado verbalmente.  Já em outros a dificuldade está diretamente na operação de cálculo.

O que causa a Discalculia

Os especialistas ainda não conseguiram determinar as causas da Discalculia. O que já foi mostrado em estudos até o momento é que esse distúrbio apresenta forte influência genética.

Sintomas

Uma das dificuldades na identificação do Discalculia é que os sintomas podem variar muito, podendo até mesmo serem confundidos com sintomas comuns a outros distúrbios neurológicos.

Por isso, de forma geral a identificação é feita por meio da observação de dificuldades de aprendizado, tais como:

  • Problemas para resolver e executar cálculos;
  • Dificuldades para aprender a contar;
  • Não consegue entender medidas;
  • Não sabe diferenciar símbolos matemáticos;
  • Não consegue memorizar os passos necessários para a solução de uma operação matemática;
  • Não consegue desenvolver um raciocínio logico.

Discalculia: O que fazer para identificar precocemente esse transtorno

Uma das formas consideradas mais eficientes de identificar distúrbios neurológicos como a Discalculia é através da avaliação neuropsicológica.

Esse é um teste que se baseia na aplicação de testes, questionários e escalas aprovados cientificamente e que consegue reconhecer sinais do problema de maneira precoce, o que auxilia diretamente no tratamento.

Esse exame faz uma ampla análise das funções neurológicas do paciente, desde concentração, até memória, raciocínio, cálculos, organização de ideias dentre outros. E com base nos resultados dessa avaliação é possível quantificar e qualificar todos os sintomas, chegando a um diagnóstico mais rapidamente.

Tratamento

Assim como o diagnóstico, reabilitação, o tratamento é multidisciplinar. Isso porque esse é um distúrbio não tratável, mas que pode ter seus sintomas controlados.

Ou seja, a pessoa pode ter um aprendizado normal, desde que algumas medidas sejam tomadas. Entre as intervenções mais comuns está a mudança no método de ensino.

Os professores podem incluir atividades interativas, jogos e brincadeiras nas aulas. Essas atividades visam estimular a área cerebral onde o problema se encontra.

Dessa forma, a criança ou adulto consegue ter mais facilidade para aprender os conceitos matemáticos. Além dessas intervenções outras medidas que podem ser tomadas, tais como:

  • Uso de materiais adaptados para o aluno;
  • Apoio emocional e psicológico;
  • Reforço pedagógico em contraturno para estimular ainda mais o aprendizado;
  • Utilização de exemplos concretos para a indução de desenvolvimento de novas habilidades;
  • Permitir que o aluno tenha mais tempo para a realização das atividades em sala de aula ou em casa.

Agora que você sabe mais sobre a Discalculia, fique atento. Caso perceba qualquer sinal do distúrbio, não deixe de procurar uma clínica especializada para fazer a avaliação neuropsicológica.

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.