O que é avaliação neuropsicológica e quando ela é indicada?

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 183

O que é avaliação neuropsicológica? A avaliação neuropsicológica é um dos métodos mais completos quando se trata de explorar as funções cognitivas de uma pessoa. Por meio dessa avaliação é possível obter informações importantes e que podem impactar diretamente tanto no diagnostico quanto no tratamento de determinados problemas de saúde, como o Alzheimer, por exemplo.

Se você tem dúvidas sobre o que é a avaliação neuropsicológica e para quem ela é indicada, continue lendo esse post e aproveite para esclarecer todas as questões envolvendo esse assunto.

O que é avaliação neuropsicológica? No que consiste esse método?

Para quem não sabe o que é avaliação neuropsicológica, este é um método também conhecido como avaliação cognitiva, que permite avaliar o modo de funcionamento bem como a atividade do sistema cognitivo das pessoas.

Essa avaliação é importante, pois ela consegue gerar mais informações, e com um grau de detalhes muito maior, que outros exames são capazes de fornecer. Por isso, inclusive, que ela é geralmente solicitada como forma complementar de técnicas de neuroimagem ou exames radiológicos.

No geral, existem vários tipos de avaliação neuropsicológica. E dentre as principais é possível citar:

  • Avaliação das funções visuespaciais;
  • Avaliação das funções executivas e da cognição social;
  • Avaliação cognitiva feita a partir de testes normatizados.

Cada um desses exames tem um foco específico em relação as funções cognitivas do paciente. Em alguns casos, podem ser realizados de forma conjunta, para oferecer um panorama mais completo sobre o paciente.

Como é feita a avaliação?

Agora que você sabe o que é avaliação neuropsicológica, vamos falar sobre como esse método é realizado.

Basicamente, a avaliação cognitiva consiste na aplicação de testes visando a coleta de dados. E a partir desses dados, é possível obter informações valiosas acerca do estado do paciente, tais como:

  • Resposta à estímulos cognitivos;
  • Alterações intelectuais;
  • Representação de objetos mentalmente;
  • Capacidade de linguagem, entre outras.

Com base nos resultados obtidos, é elaborado o perfil neuropsicológico do paciente. E é por meio desse método de avaliação que o médico especialista poderá conhecer mais à fundo o quadro do paciente e assim recomendar os tratamentos mais adequados.

Seja o uso de medicamentos ou até mesmo a realização de terapias alternativas.

A avaliação neuropsicológica na detecção de distúrbios neurológicos e síndromes

Uma das principais funções da avaliação neuropsicológica é conseguir detectar doenças neurológicas e outras síndromes. Como ela traça um perfil das funções cognitivas do paciente, fica mais fácil identificar sinais de alguns distúrbios como:

  • Doença de Parkinson e Alzheimer;
  • Dificuldade de atenção e concentração;
  • Perda de memória;
  • Transtornos de aprendizagem;
  • Déficit de raciocínio;
  • Demências.

Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico precoce, o que é fundamental para o sucesso do tratamento do paciente.

Quando a avaliação neuropsicológica é recomendada?

A avaliação neuropsicológica pode ser realizada em pacientes de diversas idades. Ou seja, esse método pode ser aplicado tanto em pessoas com idade mais avançada que estão apresentando sintomas de doenças neurodegenerativas, como em crianças que estão com algum problema em suas funções cognitivas.

Isso é possível porque por meia dessa avaliação é possível verificar diferentes dificuldades cognitivas do paciente. Entre os casos onde esse método é recomendado, estão:

Saber o que é avaliação neuropsicológica é essencial para quem deseja realizar esse tipo de teste, uma vez que existem outros exames que também podem avaliar as funções cognitivas das pessoas, mas com focos diferentes.

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar Alzheimer, TDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.