Dicas para melhorar a memória e combater o esquecimento a longo prazo

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 179

Dicas para melhorar a memória e combater o esquecimento a longo prazo

Está sofrendo com pequenos esquecimentos? As vezes se esquece de um número de telefone ou até mesmo de alguma tarefa do dia? Então você precisa colocar em prática algumas dicas para melhorar a memória.

Isso mesmo! Adotando algumas dicas e hábitos simples, é possível melhorar as funções cognitivas, bem como trazer mais qualidade de vida para o seu dia a dia. Confira!

Dicas para melhorar a memória: Consuma alimentos que fazem bem para a saúde

Uma das dicas para melhorar a memória que você pode adotar é comer alimentos que façam bem para essa função. Incluir coisas como ovo, nozes, leite e seus derivados, gérmen de trigo, castanha-de-caju entre outras, ajuda a melhorar essa capacidade.

Isso porque esses alimentos possuem substâncias que ajudam tanto a evitar o esquecimento de informações como a gravá-las com mais eficiência.

Evite deixar tudo no automático

Com o avanço da tecnologia, muitos recursos de memorização são utilizados pelas pessoas. Seja para guardar a senha do e-mail, telefone de casa ou até mesmo para digitar, como é o caso dos corretores automáticos.

E isso acaba afetando as funções cognitivas como a memória, pois ela não é estimulada o suficiente. Por isso, o ideal é evitar usar esse tipo de recurso.

Decore senhas, telefones e outras informações. E na hora de escrever, ao invés do corretor prefira buscar a palavra correta no dicionário. Tudo isso ajuda a fortalecer e melhorar a função.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicotrópicas

Mais uma das dicas para melhorar a memória é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicotrópicas. Esse tipo de substância afeta diretamente diversas funções cognitivas, incluindo concentração, foco e atenção.

Por conta disso, recomenda-se que as pessoas não bebam ou então se mediquem antes de fazer tarefas como dirigir ou até mesmo manusear equipamentos pesados.

Respeite a necessidade de descanso do seu corpo

A dívida do sono cobra o que as pessoas estão devendo, uma hora ou outra. Isso quer dizer que um dia o seu corpo e a sua mente irão cobrar a falta de repouso adequado.

Eles poderão apresentar falhas como falta de energia e esquecimentos frequentes.

Por conta disso é importante que você durma com qualidade e pelo período recomendado. No caso dos adultos, a recomendação é dormir de 7 a 8 horas por noite. E acredite, o sono precisa ser de noite, pois de dia ele não tem os mesmos resultados.

Identifique o que está causando a perda de memória

Outra dica super importante para preservar a qualidade da sua memória por mais tempo, é identificar precocemente qualquer problema em suas funções cognitivas que possam estar provocando o esquecimento.

Para isso, recomenda-se a realização de testes específicos, como o SCREEN um teste realizado para rastrear perdas no sistema cognitivo que podem estar comprometendo a memória.

Portanto, essas são as dicas que você pode adotar para melhorar a memória. Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário abaixo!

 

A Medical Tecnica é uma empresa especializada em: 1) baterias avançadas de avaliações neuropsicológicas computadorizadas para detectar deficiências cognitivas relacionadas à idade, Alzheimer, TDAH, dislexia, depressão, Parkinson, discalculia, etc. 2) programas de treinamento, reabilitação e estimulaçãopara queixas de memória. Solicite uma apresentação