Descubra como identificar autismo em adultos

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 202

Descubra como identificar autismo em adultos (28 marco 2020)

Embora pareça algo improvável, o autismo em adultos é uma condição mais comum do que se imagina. Inclusive, muitas pessoas chegam a fase adulta e não fazem ideia de que tem o problema.

Isso geralmente acontece porque existem pessoas que crescem sem apresentar qualquer sintoma ou característica que possa ser associada diretamente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto e como identificar o autismo em adultos continue lendo esse post até o final e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

Autismo em adultos – Como identificar

O autismo em adultos é um distúrbio que muitas vezes passa despercebido porque atividades normais do dia a dia como trabalhar, estudar, participar dos eventos da família, dentre outras coisas são realizadas sem problema.

Mas, com o tempo, o distúrbio começa a deixar evidente alguns sinais que podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo. Dificuldades em interagir e problemas para estabelecer contato visual com outras pessoas são apenas alguns dos sinais.

Outros sinais que também podem indicar o autismo em adultos, são:

  • Dificuldade para compreender discursos;
  • Problema para entender palavras de duplo sentido;
  • Dificuldade de entender regras sociais;
  • Tem dificuldade para trabalhar em equipe;
  • Foco extremo em recursos materiais como ferramentas, instrumentos ou estruturas tecnológicas.

O que muitas vezes dificulta um diagnóstico preciso nesse caso é que as pessoas associam os sinais do autismo em adultos com outros fatores comuns como timidez, por exemplo.

Sendo assim, a melhor forma de uma pessoa saber se tem autismo ou não é buscando ajuda especializada.

Como a avaliação neuropsicológica pode ajudar na detecção do autismo em adultos

A avaliação neuropsicológica tem se mostrado uma poderosa ferramenta no diagnóstico do autismo em adultos.

Nessa avaliação, são feitas um conjunto de testes e simulações com o objetivo de analisar as funções cognitivas para saber se há algum tipo de disfunção cerebral que evidencie o espectro autista e facilite o diagnóstico do problema.

Além disso, os resultados da avaliação neuropsicológica podem servir de subsidio para que a equipe medica consiga traçar a melhor intervenção terapêutica visando a reabilitação neurológica para melhorar as dificuldades sofridas pelo paciente em decorrência do autismo.

Lembrando que a avaliação neuropsicológica é utilizada em caráter complementar com outros exames e recursos de imagem geralmente implementados para determinar o diagnostico nesses casos.

Portanto, se você identificou um ou mais dos sinais descritos acima, procure um médico e faça uma avaliação neuropsicológica. Assim poderá obter um diagnóstico mais preciso do problema e buscar o melhor tratamento.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre autismo em adultos ou sobre avaliação neuropsicológica? Comente!!!

 

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.