Coronavírus – Como esse problema interfere na saúde mental de jovens e adultos

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 204

Coronavírus – Como esse problema interfere na saúde mental de jovens e adultos (16 abril 2020)

O Coronavírus se tornou uma pandemia mundial que mudou completamente a rotina das pessoas. E além da doença em si ser um problema, a saúde mental de jovens e adultostambém vem sendo diretamente afetada devido a todas as medidas de isolamento bem como informações que são atualizadas constantemente.

A perda da rotina, juntamente com a necessidade de isolamento. E muitas vezes o afastamento total de familiares e amigos têm gerado uma série de problemas mentais nessas gerações.

O COVID-19 como gatilho para distúrbios

O COVID-19 tem aumentado o número de pessoas com ansiedade, depressão, ataques de pânico assim como outros distúrbios mentais. Algumas pessoas que já sofriam com esse tipo de problema viram o quadro se agravar por conta da pandemia.

Já indivíduos que até então não tinham apresentado qualquer sinal de transtorno mental, desenvolveram quadros logo nas primeiras semanas de isolamento.

Uma pesquisa do instituto YoungMinds, mostrou que todo o estado de pandemia tem afetado diretamente a saúde mental. Principalmente a  de jovens. Isso porque, apesar da maioria compreender as medidas necessárias para evitar o contágio bem como o aumento de casos, esse entendimento não consegue reduzir o impacto na saúde mental.

Vários voluntários que participaram da pesquisa relataram que desde que precisaram a aderir as medidas, principalmente o isolamento social, passaram a ter mais problemas para dormir, ansiedade e ataques de pânico.

Além disso, serviços de apoio a pessoas que tem ataque já registraram um grande aumento no número de ligações e mensagens.

Um dos fatores que explica essa situação que afeta a saúde mental de jovens e adultosé a falta de controle. Do dia para noite as pessoas viram todo o controle que tinham sobre suas vidas ser limitado.

Outro ponto a ser considerado é que muitos jovens e adultos estão tendo que ficar complemente isolados em casa, sozinhos, sem qualquer contato físico com familiares. E para muitas pessoas isso acaba sendo um gatilho.

É preciso levar em consideração, ainda, o fato dos jovens bem como adultos de hoje viverem praticamente 24h conectados. E a avalanche de informações sobre mortes, crise econômica, problemas em sistemas de saúde entre outras, também contribui para o agravamento da saúde mental dessas pessoas.

Problema de saúde mental de jovens e adultos podem ser previamente diagnosticados

Boa parte dos pacientes que têm sofrido com ansiedade, depressão, assim como ataques de pânico e outros distúrbios por conta do COVID-19 já tinham sinais de que esses problemas eram pré-existentes e que poderiam ser rastreados.

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que consegue mapear as funções do cérebro e apontar alterações que posam indicar esse e outros problemas. Além disso, ela também consegue mostrar como será a evolução dessas mudanças e assim servir de base para que médicos indiquem os tratamentos adequados.

Por isso que ela é considerada essencial para avaliar a saúde mental de jovens e adultos. Se você está tendo qualquer sinal de que o seu estado mental não está 100%, não deixe de procurar um especialista.

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.