Como prevenir Alzheimer: Saiba quais atitudes tomar para combater esse problema

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 198

Como prevenir Alzheimer: Saiba quais atitudes tomar para combater esse problema ( 3 mar 2020)

O Alzheimer é um distúrbio degenerativo que compromete a memória a curto prazo, bem como provoca alterações comportamentais, além de outros sintomas neuropsiquiátricos que se agravam ao longo do tempo. E para evitar todas as consequências desse transtorno e garantir um envelhecimento saudável, o primeiro passo consiste em saber como prevenir Alzheimer.

Isso mesmo! E nesse post, separamos algumas formas eficientes de se prevenir do Alzheimer. Confira!

COMO PREVENIR ALZHEIMER: ADOTE BONS HÁBITOS DE VIDA

Praticar atividades físicas regularmente ajuda no combate ao Alzheimer. Além disso, existem outros hábitos que você pode adotar para saber como prevenir Alzheimer e que estão diretamente relacionados aos seus hábitos de vida, como:

  • Manter uma alimentação risca em ômega 3
  • Evitar exposição a substancias tóxicas como pesticidas e outros produtos químicos;
  • Diminuir o consumo de comidas gordurosas;
  • Evitar o uso de cigarros.

Além disso, procure dormir bem, pois o sono evita o acúmulo de placas beta-amiloide, uma proteína que em níveis altos no organismo contribui para o surgimento dos sintomas característicos da doença de Alzheimer.

MANTENHA SUA MENTE SEMPRE ATIVA

Uma das melhores formas de combater a doença de Alzheimer é trabalhar sua mente, procurando mantê-la sempre ativa.

Por isso, crie o habito de fazer exercícios assim como atividades que estimulam a mente, como ler um livro, fazer palavras-cruzadas, jogar xadrez, praticar alguma atividade aeróbica, dentre outras.

COMO PREVENIR ALZHEIMER: REDUZA SEUS NÍVEIS DE ESTRESSE

Estudos mostram que quem se estressa com facilidade apresenta maior probabilidade de desenvolver Alzheimer de maneira precoce.

Por isso, uma dica para prevenir esse distúrbio consiste em buscar meios de aliviar o estresse. A meditação, assim como uma melhor administração do tempo, ou um simples passeio com os amigos pode ajudar bastante nesse sentido.

COMO PREVENIR ALZHEIMER: FAÇA UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Diferentemente do que se imagina, o Alzheimer não é um transtorno que surge apenas depois dos 60 anos.

Esse distúrbio pode surgir de maneira precoce, por volta dos 40 a 50 anos de idade. Sendo assim, quanto antes você identificar o problema, menores serão as consequências decorrentes dessa doença.

E a avaliação neuropsicológica ajuda bastante nesse sentido. Esta avaliação consiste basicamente em testes que são realizados para identificar o problema assim como o estágio que você se encontra no que se refere a sua capacidade de:

  • Lembrar acontecimentos antigos e recentes;
  • Compreender determinadas situações;
  • Se expressar;
  • Resolver problemas simples e complexos.

Após essa análise, será possível traçar um plano de reabilitação, com o objetivo de melhorar os déficits cognitivos gerados pelo Alzheimer.

CONCLUSÃO

Portanto, estas são algumas das principais formas de você saber como combater Alzheimer. Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre a avaliação neuropsicológica? Então veja nesse link um post completo que fizemos sobre o assunto.

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.