Como a avaliação neuropsicológica pode ajudar a prevenir transtornos mentais

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 180

Como a avaliação neuropsicológica pode ajudar a prevenir transtornos mentais

A avaliação neuropsicológica representa um excelente método para prevenir transtornos mentais. Isso porque, através desse tipo de avaliação é possível verificar desvios nas funções cognitivas de um indivíduo que são característicos de determinados problemas de saúde.

E quanto mais cedo esses desvios forem identificados, maiores serão as chances de sucesso do tratamento aplicado em cada caso.

Agora, se você não está 100% convencido de que a avaliação neuropsicológica é um método eficaz na prevenção de possíveis transtornos mentais, continue lendo esse post. E conheça alguns dos motivos que provam o quanto esse tipo de avaliação pode contribuir para combater determinados transtornos da mente.

3 motivos que mostram como a avaliação neuropsicológica pode ajudar a prevenir transtornos mentais

A avaliação neuropsicológica é eficaz na prevenção de distúrbios mentais por vários motivos. Para começar, esse método:

Identifica padrões que não são perceptíveis no dia a dia

Alguns transtornos mentais não possuem sinais fortes o suficiente para que sejam percebidos no dia a dia do paciente. Por conta disso, é normal que a pessoa só procure ajuda quando a doença já está em um estado avançado.

Contudo, por meio desse tipo de método de avaliação, é possível identificar até mesmo as mudanças mais sutis nas funções cognitivas da pessoa, e assim prevenir transtornos mentais.

Consegue diferenciar possíveis diagnósticos

Outro motivo que mostra a importância desse tipo de avaliação para a prevenção de transtornos mentais é que ele consegue diferenciar possíveis diagnósticos. Alguns transtornos mentais possuem sinais muito parecidos.

E isso pode dificultar a formação de um diagnóstico preciso. Como esse método de avaliação consegue coletar dados detalhados sobre o funcionamento das funções cognitivas do paciente, fica mais fácil diferenciar os sinais e assim identificar a doença correta.

Por meio dela é possível, por exemplo, identificar se a pessoa está sofrendo de depressão profunda, ou se sofreu um AVC.

Permite avaliar as consequências a média e longo prazo

A avaliação neuropsicológica também é importante para prevenir transtornos mentais pois consegue prever as consequências dos distúrbios a médio e longo prazo no paciente. Isso porque, ela consegue verificar padrões de funcionamento.

Com base nos dados já coletados (via entrevistas, testes e exames) é possível traçar uma trajetória de evolução. E isso também irá interferir na escolha de tratamento.

A avaliação como ferramenta preventiva para pessoas com pré-disposição genética

Existem várias doenças mentais que possuem como fator de risco a pré-disposição genética. Isso quer dizer que se uma pessoa da família teve o distúrbio, a chance de outra do mesmo grupo familiar também ter é mais alta. Principalmente quando há parentesco direto, como pai e filho.

E nesse tipo de situação a avaliação neuropsicológica possui ainda mais importante. Isso porque, ela consegue identificar padrões no paciente que tem essa pré-disposição e verificar tendências de desenvolvimento antes que a doença realmente comece a afetas as capacidades cognitivas.

E com isso, é possível tomar medidas preventivas, como mudança de hábitos do paciente e até mesmo a realização de terapias alternativas.

Ao prevenir transtornos mentais por meio da avaliação neuropsicológica, é possível ter mais sucesso em tratamentos. Por conta disso, é importante que esse tipo de exame seja realizado o quanto antes, uma vez que o indivíduo está fazendo acompanhamento com um especialista.

A Medical Tecnica é uma empresa especializada em: 1) baterias avançadas de avaliações neuropsicológicas computadorizadas para detectar deficiências cognitivas relacionadas à idade, Alzheimer, TDAH, dislexia, depressão, Parkinson, discalculia, etc. 2) programas de treinamento, reabilitação e estimulaçãopara queixas de memória. Solicite uma apresentação