CÉREBRO CONTINUA A GANHAR NOVOS NEURÔNIOS

CÉREBRO CONTINUA A GANHAR NOVOS NEURÔNIOS (17 JULHO 2019)

Cientistas acreditavam que nascemos com todas as células cerebrais que teremos na vida, mas um estudo aponta que cérebro continua a ganhar novos neurônios ao longo da vida

Esta ideia tem sido amplamente debatida, e costumava-se pensar que nascemos com todas as células cerebrais que teremos em toda a vida.  Mas de acordo com um novo estudo, o ser humano continua a produzir novas células cerebrais ao longo da vida, pelo menos até os 97 anos,.

Os pesquisadores da Universidade de Madri, na Espanha, também demonstraram que o número de novas células cerebrais produzidas diminui com a idade e que isso cai drasticamente nos estágios iniciais da doença de Alzheimer – o que permite pensar em novas formas de tratamento para demência.

Como foi feito o estudo

O estudo analisou os cérebros de 58 pessoas mortas quando tinham entre 43 e 97 anos de idade.

O foco estava no hipocampo – uma parte do cérebro envolvida com a memória e a emoção. É desta parte do cérebro que você precisa para se lembrar onde estacionou o carro, por exemplo.

A maioria dos nossos neurônios – células cerebrais que enviam sinais elétricos – de fato já existem quando nascemos. Mas estas células não emergem no cérebro totalmente formadas. Elas têm de passar por um processo de crescimento e maturação.

Os pesquisadores conseguiram identificar neurônios imaturos ou “novos” nos cérebros examinados. Nos cérebros saudáveis, houve uma “ligeira diminuição” desta neurogênese com a idade.

Mas a história foi diferente com o cérebro de pacientes com Alzheimer. O número de novos neurônios formados caiu de 30 mil por milímetro para 20 mil por milímetro em pessoas em um estágio inicial da doença, uma redução de mais de 30%.

“É muito surpreendente, porque é algo que ocorre muito cedo, mesmo antes do acúmulo no cérebro de placas da proteína beta-amiloide (uma característica chave de Alzheimer) e, provavelmente, antes do surgimento de sintomas”, afirma Pesquisadora Llorens-Martin.

Pesquisadores identificaram neurônios imaturos ou “novos” (em vermelho) nos cérebros estudados

Um novo caminho para um tratamento para Alzheimer?

Ainda não existe cura para a doença de Alzheimer, mas o foco principal das pesquisas tem sido este acúmulo de beta-amiloide no cérebro.

No entanto, estudos que usam esta abordagem para desenvolver formas de combater a doença falharam, e a nova pesquisa da Universidade de Madri sugere que pode haver algo ocorrendo ainda mais cedo no curso da doença.

Llorens-Martin diz que entender o motivo da diminuição da neurogênese pode levar a novos tratamentos tanto para os efeitos comuns do envelhecimento quanto para Alzheimer.

“Ao mesmo tempo em que passamos a perder células nervosas no início da idade adulta, essa pesquisa mostra que podemos continuar a produzir novas células até os 90 anos”, diz Rosa Sancho, chefe de pesquisa da Alzheimer’s Research UK, organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisas sobre a doença.

Ela explica que o Alzheimer acelera bastante a taxa de perda de células nervosas, e avalia que esta nova pesquisa fornece evidências convincentes de que também limita a criação de novas células.

“Mais estudos serão necessários para confirmar estas conclusões e explorar se isso pode abrir caminho para um teste capaz de sinalizar precocemente (mais sobre : precoce Alzheimer ou Comprometimento Cognitivo Leve) se uma pessoa tem um risco maior de ter Alzheimer.”

A Medica Tecnica oferece um teste computorizado único, desenvolvido para detectar precoce Alzheimer. Nossa plataforma é totalmente computadorizada e em português. Você não precisa acompanhar o paciente durante o teste. Leis mais sobre nosso teste AQUI e Se você quiser saber mais, entre em contato conosco pelo email ou whatsapp.