Teste para Avaliação de Depressão

  • Avaliação de depressão :Bateria online para detectar e diagnosticar a depressão
  • Duração: 30-40 minutos
  • Faixa etária: mais de 13 anos, adolescentes e adultos
  • Sistema: PC / notebook com o mouse ou touchpad
Avaliação de Depressão: Uma avaliação para detectar possíveis sintomas da depressão. Está composto por 9 tarefas e mede as 12 habilidades cognitivas

Você é paciente? Está preocupado com a sua saúde mental? Não sabe por onde começar? Clique Aqui

Você é profissional de saúde? Leia mais abaixo sobre como você pode usar nossa plataforma para ajudar seus pacientes.

Nesta plataforma você poderá contar com uma avaliação neuropsicológica aplicada com o intuito de detectar sintomas indicativos de depressão. É uma avaliação constituída por 9 tarefas que medem 12 habilidades cognitivas. Esta avaliação de depressão permite que o profissional consiga entender o perfil cognitivo do paciente, para poder descartar ou considerar a possibilidade da existência de um quadro depressivo.

Áreas como a memória, atenção, percepção, coordenação e raciocínio podem ser afetadas pela depressão. Mas com a avaliação neuropsicológica aplicada nesta plataforma é possível identificar, de forma precoce, quais áreas estão sendo afetadas, o nível de comprometimento e a partir disso, dar início a elaboração do tratamento mais adequado para cada paciente.

Como é Realizada a Avaliação de Depressão

Basicamente, o processo de avaliação para detecção de um possível quadro de depressão dura cerca de 30 a 40 minutos, onde após a avaliação, é gerado um relatório, automaticamente, com a pontuação indicando o nível de declínio em cada habilidade cognitiva avaliada no paciente. Essa avaliação pode ser feita em adultos e crianças com idade acima dos 13 anos.

Na Avaliação Depressão para tratar a depressão, são analisadas várias habilidades cognitivas diferentes. Essas tarefas medirão as diferentes capacidades cognitivas que possam estar afetadas pela depressão.

  • Área da memória: Memória de curto prazo e memória operacional.
  • Área da percepção: Percepção espacial e percepção visual.
  • Área da atenção:Foco, atualização e inibição.
  • Área da coordenação: Coordenação óculo-manual e tempo de resposta.
  • Área do raciocínio: Planejamento, velocidade de processamento e alteração.

Bateria de Testes para a Avaliação Cognitiva de Pessoas com Depressão

Se gostaria de conhecer em detalhe quais testes básicos estão Incluídos em nossas baterias de teste para Avaliações Neuropsicológicas CLIQUE AQUI

Teste de concentração VISMEM-PLAN

Teste de processamento REST-INH

Teste de sequência WOM-ASM

Teste de simultaneidade DIAT-SHIF

Teste de identificação COM-NAM

Teste de sincronização UPDA-SHIF

Teste de reconhecimento WOM-REST

Teste de velocidade REST-HECOOR

A bateria de teste “Avaliação de Depressão” para tratar a depressão inclui tarefas que analisam um total de 12 habilidades cognitivas. De acordo com os estudos recentes, essas são as habilidades cognitivas mais afetadas pela depressão. Todas elas passaram por um estrito controle de validação científica. A avaliação obteve resultados muito satisfatórios.

O conjunto de habilidades cognitivas é analisado através dessa avaliação e dividido em diferentes partes. As áreas a seguir são as mais afetadas pela depressão:

MEMÓRIA: Quando você tem depressão, a amígdala localizada nos lobos temporais do cérebro é afetada. Ela é responsável por consolidar as informações.

ATENÇÃO: A maioria das pessoas com depressão têm dificuldade para prestar atenção. Uma das razões mais importantes da falta e atenção e da fatiga é a desilusão e a perda de interesse pelo que acontece no entorno.

PERCEPÇÃO: As pessoas com depressão criam uma percepção distorcida delas mesmas e de seu entorno. A distorção é causada pelo estado emocional, que faz a percepção ser inclinada de acordo com o estado atual da pessoa.

COORDENAÇÃO: Os movimentos são mais lentos e a coordenação é mais difícil. Isso causa um atraso psicomotor, fazendo que a coordenação seja mais vulnerável.

RACIOCÍNIO: Existem três maneiras de pensar ou raciocinar quando uma pessoa tem depressão. Algumas pessoas podem sofrer de distorções cognitivas. Em outras palavras, não processam corretamente as informações. O raciocínio é uma das bases do pensamento negativo.

 

Além da avaliação de depressão, esta plataforma também conta com excelentes programas de reabilitação e estimulação cognitiva, que podem ser utilizados para diminuir consideravelmente o impacto que a depressão causa, estimulando as habilidades cognitivas do paciente, para reduzir, ou mesmo eliminar, os sintomas da doença e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Saiba mais detalhes sobre a bateria de testes e tarefas que disponibilizamos para a avaliação de Depressão, bem como os programas de reabilitação e estimulação cognitiva que oferecemos nesta plataforma, entrando em contato conosco.