Teste para Avaliação da Discalculia

  • Avaliação neuropsicológica para avaliar Discalculia
  • Duração: entre 30 e 40 minutos
  • Faixa etária : mais de 8 anos, adolescentes e adultos
  • Sistema: PC / notebook com o mouse ou touchpad
Desenhada para ajudar a todos os profissionais da saúde a detectar os sintomas da discalculia. O profissional vai obter um relatório completo do perfil cognitivo do paciente para detectar possíveis déficits cognitivos.

Você é um paciente? está preocupado com a sua saúde mental? Não sabe por onde começar? Clique Aqui

Você é um profissional de saúde? Leia mais abaixo sobre como você pode usar nossa plataforma para ajudar seus pacientes.

A avaliação da Discalculia proposta por esta plataforma visa ajudar a todos os profissionais da saúde a identificar os sintomas da Discalculia, por meio de uma bateria completa de testes que avaliam o perfil cognitivo do paciente, na busca de possíveis déficits cognitivos.

Nossa ferramenta aplica uma série de exercícios que permitem uma avaliação mais completa e assertiva do paciente. Esta bateria de exercícios foi desenvolvida por especialistas em neuropsicologia e psicologia para garantir total eficácia quanto aos resultados obtidos. Estes, por sua vez, compõem um relatório completo, que favorece a realização de um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais eficiente pelos profissionais de saúde.

Todo o processo é feito de maneira computadorizada, para agilizar o processamento dos resultados e assim garantir um retorno rápido dos dados obtidos na avaliação da discalculia apresentada pelo paciente. Os dados gerados são apresentados por meio de tabelas e gráficos para facilitar a compreensão tanto do profissional de saúde, quanto do paciente, e assim agilizar o atendimento até o passo seguinte, que se dá com a elaboração do programa de tratamento mais adequado.

Processo de Avaliação da Discalculia

A avaliação da Discalculia é composta por uma bateria de testes que avaliam todas as áreas cognitivas afetadas por essa doença. São elas:

  • Memória (Operacional e de Curto Prazo)

Uma memória operacional deficiente pode gerar no paciente uma dificuldade para seguir direções e também fazer cálculos mentais. E a memória de curto prazo, quando apresenta algum comprometimento, faz com que a pessoa tenha dificuldade de realizar cálculos matemáticos.

  • Atenção (Foco, Atenção Dividida e Nomeação)

Uma criança com Discalculia apresenta dificuldade para se concentrar e ter foco. Além disso, ela sente dificuldade em prestar atenção a uma informação por completo, ou tem problemas em reconhecer símbolos matemáticos.

  • Percepção (Reconhecimento)

Crianças com Discalculia apresentam dificuldade em reconhecer expressões faciais e comunicação não verbal.

  • Coordenação (Tempo de Resposta)

As crianças com Discalculia apresentam uma coordenação motora muito difícil e, portanto, sentem dificuldade em processar as informações externas.

  • Raciocínio (Planejamento e Velocidade de Processamento)

Crianças com Discalculia também apresentam dificuldade para estabelecer planejamentos, bem como para processar as informações externas de forma rápida.

Com uma avaliação neuropsicológica adequada, é possível definir quais dessas características podem estar associadas ou não à Discalculia e a partir disso, estabelecer o tratamento mais adequado.

O processo de avaliação da Discalculia dura em média de 15 a 20 minutos e a pontuação geral emitida pelos testes é feito de maneira automática. Esta avaliação é indicada para adultos e crianças com idade maior que 6 anos.

 

Bateria de Testes e Tarefas para a Avaliação da Discalculia 

Se gostaria de conhecer em detalhe quais testes básicos estão Incluídos em nossas baterias de teste para Avaliações Neuropsicológicas CLIQUE AQUI

Teste de concentração VISMEM-PLAN

Teste de processamento REST-INH

Teste de identificação COM-NAM

Teste de coordenação HECOOR

Teste de reconhecimento WOM-REST

Teste de investigação REST-COM

Teste de velocidade REST-HECOOR

Teste de decodificação VIPER-NAM

Teste de sequência WOM-ASM

 

Além desta avaliação, também recomendamos a adoção de programas de reabilitação, onde o profissional de saúde pode ajudar o paciente, exercitando o cérebro e contribuindo para desenvolver e potencializar as habilidades cognitivas relacionadas com a matemática e a aritmética.

Saiba mais detalhes sobre a bateria de testes e tarefas que disponibilizamos para a avaliação da Discalculia, bem como os programas de reabilitação e estimulação cognitiva que oferecemos nesta plataforma, entrando em contato conosco.