Avaliação neuropsicológica em crianças: Por que é importante e como ela funciona

avaliacoes reabilitacoes neuropsicologicas 208

Avaliação neuropsicológica em crianças: Por que é importante e como ela funciona (15 maio 2020)

Falta de atenção na escola, dificuldades de fazer os trabalhos escolares, problemas relacionados ao comportamento, esses são alguns dos sinais que fazem que muitos pais busquem uma avaliação neuropsicológica em crianças.

Além disso, é muito comum que esse teste seja recomendado por especialistas em saúde quando os pais buscam ajuda. Isso porque, esse estudo traz um mapeamento completo que faz toda a diferença para o diagnóstico e tratamento.

Qual a importância da avaliação neuropsicológica em crianças?

Quando sinais de disfunções cognitivas e comportamentais são identificados na criança, esse é um dos exames mais importantes a ser realizados.

Por ser multidisciplinar, ele avaliar uma série de aspectos das funções cerebrais do paciente, trazendo não apenas um mapeamento das condições atuais, mas também um ponto de vista preventivo.

Esse exame reúne uma série de informações importantes para a identificação de vários transtornos do desenvolvimento e problemas cognitivos.

Além disso, ele também consegue levantar dados sobre o avanço dessas condições com o passar do tempo, possibilitando assim que os especialistas façam um diagnóstico mais completo e que possam indicar um tratamento adequado.

Como funciona esse tipo de avaliação?

A avaliação neuropsicológica em criançasenvolve ferramentas multidisciplinares. Ela utiliza de históricos de comportamentos, psicométricos, escalas do desenvolvimento e análise qualitativa, para fazer um levantamento completo sobre as funções cerebrais do paciente.

Além disso, o exame voltado para crianças também avalia dados mais antigos, de modo a identificar eventos do passado que possam interferir atualmente no desenvolvimento da criança.

Entre os dados levantados ao longo da avaliação neuropsicológica em criançasestão:

·     Gestação e parto

A criança, durante os meses de gestação, dividiu tudo com a mãe. Desde alimentação até emoções.

Logo, durante esse processo o especialista fará perguntas pertinentes sobre esse período, como, por exemplo, se a mãe teve algum tipo de problema de saúde ou teve que tomar algum remédio.

Além disso, o parto e possíveis incorrências nele também são avaliados.

·     Estado físico da criança

Durante a avaliação neuropsicológica em criançastambém são realizados exames com o objetivo de avaliar o estado físico da criança para verificar se a parte física está, de alguma forma, afetando as funções cerebrais.

Frequência cardíaca, reflexão a dor, respiração, tônus muscular e outros elementos são avaliados com intervalos de 5 minutos.

·     Rotina familiar, escolhas e possíveis atrasos no desenvolvimento

Essa avaliação também leva em conta a rotina familiar e escolar. Por meio de um questionário o especialista irá levantar mais informações sobre os comportamentos e até mesmo dificuldades em tarefas e atividades.

Além disso, também são analisados os relacionamentos da criança no dia a dia e possíveis atrasos no desenvolvimento. Assim, é possível identificar possíveis sinais de dificuldades visuais, auditivas, de locomoção e até mesmo de linguagens que podem indicar problemas cognitivos e distúrbios ligados ao cérebro.

A avaliação neuropsicológica em criançasé uma ferramenta indispensável para o diagnóstico sobre as funções cognitivas. Por isso é essencial que os pais procurem clínicas e profissionais especializados para realizar esse tipo de teste.

Nós, da empresa Medical Tecnica somos especialistas em testes neuropsicológicos computadorizados. Temos plataformas computadorizadas com baterias de testes neuropsicológicos para detectar AlzheimerTDAH, Discalculia, dislexia etc. Até oferecemos programas de reabilitação e simulação para CCL, TDAH, discalculia, dislexia, concentração etc.

Entre em contato para marcar uma apresentação online (20 min) e saiba mais sobre nossa plataforma neuropsicológica computadorizada.